Marta Sienna, presidente da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Paraná (Aabippar), fala da importância da entidade para o desenvolvimento social
Apesar das dificuldades de se manter uma entidade sem fins lucrativos, a presidente da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Paraná, Marta Sienna, segue à frente da associação desde 2015. “A maior dificuldade é a financeira. Mas ainda assim é possível fazer muita coisa pela comunidade, através da Biblioteca Pública do Paraná”, diz Marta, que também chefia a Divisão de Extensão da BPP.
Ciente do compromisso que a Biblioteca tem para com todo cidadão paranaense, a presidente da associação reconhece a importância da divulgação feita por meio digital nos dias de hoje, e espera que, com um site próprio, a Associação possa angariar mais pessoas.
Entre outros assuntos, nesta breve entrevista feita por e-mail, Marta Sienna discutiu a importância da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Paraná e refletiu sobre os objetivos da entidade.
Qual a importância da associação para a Biblioteca Pública do Paraná?
Com o apoio financeiro, técnico e organizacional nos projetos e ações culturais desenvolvidas pela BPP e com a divulgação dos serviços oferecidos ao público, a associação cumpre sua finalidade de amparar e prover o desenvolvimento material da BPP, impulsionando o desenvolvimento cultural da coletividade.
Quais as dificuldades de se presidir uma entidade sem fins lucrativos?
A maior dificuldade é a financeira. Mas ainda assim é possível fazer muita coisa pela comunidade, através da Biblioteca Pública do Paraná.
De que maneira os projetos da Associação contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Curitiba e do Estado?
A Biblioteca Pública é uma biblioteca mantida pelo Estado do Paraná, portanto ela procura atingir, de uma forma ou de outra, todos os paranaenses. A associação procura contribuir com as ações culturais/educacionais e de leitura pública que a BPP desenvolve, e é por essas ações que colaboramos para a melhoria da vida dos cidadãos. Quando colocamos à disposição do cidadão o vasto mundo da leitura, com seus inúmeros suportes, certamente haverá desenvolvimento cultural/social, o que contribuirá para a sua qualidade de vida.
Qual a importância das mídias sociais e de um site próprio da associação?
Em dias que vivemos pautados pela tecnologia, não podemos fugir das mídias sociais se quisermos ser apreciados. Um site próprio virá a contribuir ainda mais na divulgação dos nossos trabalhos e nos da Biblioteca Pública do Paraná, fazendo com que mais pessoas possam associar-se e fazer parte desta grande frente em prol do livro, leitura, literatura e biblioteca.